o vento é O fluxo de gases em amplo escala. Na atmosfera terrestre, o vento é o movimento em massa do ar de acordo com as diferenças de pressão atmosférica. Günter D. Roth define-a como “a contrapartida das diferenças de pressão atmosférica entre 2 pontos”.
Em meteorologia, costumam denominar os ventos de acordo com a sua potência e a direção em que sopram. Os aumentos repentinos da velocidade do vento durante um curto tempo de tempo recebem o nome de rajadas. Os ventos fortes de duração intermediária (mais um menos um minuto) são chamados turbonadas.
Os ventos de longa duração têm nomes diferentes de acordo com tua potência média como, por exemplo, brisa, temporal, tempestade, furacão ou tufão. Nas áreas costeiras, o ciclo brisa marinha/brisa terrestre podes definir os ventos locais, no tempo em que que nas áreas com relevo variado, as brisas de vale e de montanha pode compreender tais ventos locais.
Os ventos podem dar forma ao relevo por meio de uma série de processos eólicos, como a geração de solos férteis (como por exemplo, o negativo) ou a destruição dos mesmos a partir da erosão. A amplo camada atmosférica é cortada pelas radiações solares aquecem o solo, o qual, por tua vez, aquece o ar que o rodeia.
- 1912 – é fundada a Associação Atlética Estudantes de Rio Cuarto
- 3 O sedentarismo físico – Diabetes
- Medição da composição corporal
- Ingerir bastante água
- um Desenvolvimento psicossocial
- É que eu conheço
- teve 40 dias na Fase de Manutenção
- 2000: – 27-0 Recorde de balanço vitórias-derrotas
Assim é que este não é aquecido diretamente pelos raios solares que atravessam o canal, porém, de modo indireto, pelo aquecimento do solo e das superfícies aquáticas. Quando o ar é aquecido, também se dilata, como cada gás, ou melhor, aumenta de volume, pelo qual sobe até que a tua temperatura se faz com a do ar circundante ou alguma coisa mais. Outras forças que movem o vento ou o afetam são a força do gradiente de pressão, o efeito de Coriolis, as forças de empuxo e atrito e a configuração do relevo.
Quando entre duas massas de ar adjacentes, existe uma diferença de densidade, o ar tende a fluir a partir das regiões de maior pressão pra de menor pressão. Em um planeta sujeito a rotação, o corrente de ar será influenciado, acelerado, superior ou transformado pelo efeito de Coriolis em cada ponto da superfície terrestre. A extraordinária velocidade destas correntes em altura (por volta de 250 km/h) em sentido idêntico oeste – este se deve à baixa densidade do ar à altura onde ocorrem.
com efeito, estes ventos compensem os ventos alísios que se dirigem superficialmente entre a Europa e a América do Sul através do Atlântico e assim como entre a Ásia e a América do Norte pela mesma direção e com as mesmas características.