
A CMVM deu outro soco pela mesa. A carta não cita as preferenciais ou de a dívida subordinada diretamente, porém fala de emissões que respondem a “a indispensabilidade de as corporações de obter recursos, como resultância da situação actual dos mercados”.
As preferenciais têm recursos próprios da banca (especificamente Tier 1) e a dívida subordinada também (como Tier 2), apesar de se tratar de valores de dívida. E a sua colocação em massa pela rede responde a impossibilidade de fazê-lo no mercado a um valor razoável pros emissores, em razão de sua cotação foi afundado nos últimos meses. Assim, têm emitido preferenciais o Banco Pastor (250 milhões de euros), o Popular (600 milhões), BBVA (1.000 milhões de euros) e Ubatuba (500), e Caja Madrid prepara a maior emissão até a data, de 3.000 milhões. A Caixa emitiu 2.500 milhões em dívida subordinada e Bancaja, 1.000 milhões.
Sobre o dado a irradiar aos compradores, as entidades que prestam serviços de investimento devem fornecer aos seus clientes uma definição das características e dos riscos inerentes aos instrumentos financeiros de modo detalhada. Esta dica precisa ser fornecida aos clientes com a antecedência suficiente pra prestação do serviço em dúvida, tendo em conta que a existência de comunicações comerciais não substitui o implemento desta obrigação.
- “The Origins of the Federal Reserve”. Quarterly Journal of Austrian Economics (em inglês)
- 1 Nascem as Águias
- Ares P. Minha família é então. Havana: Ed. Ciências Sociais, 1990
- a 10 de março de 2008 | 14:21
- 2 a Política e a ação externa comum
- três Cavaleiro como conduta
- 3 Cartão Idosos
Ademais, a documentação que as corporações utilizem para informar o consumidor a respeito de as características e riscos do instrumento financeiro necessita acrescentar um número específico a respeito os riscos que afetam o item. Além disso, é considerável realizar todos os esforços possíveis pra que a documentação esteja redigida de forma clara e momentâneo, em linguagem clara, pra que possa ser compreensível para o tipo de investidor a que se dirige.
Para produtos complexos, é recomendável que a entidade mantenha adicionalmente um documento separado, em que constem de modo clara e concisa os principais riscos. O documento será transitório e bem como conseguirá ser executada, sem a inevitabilidade de comprar um documento à cota, assinado pelo investidor, se o comunicado entregue ao freguês acrescenta uma advertência inicial com um tema igual ao indicado por esse ponto.
Sobre os modelos de ordens, a CMVM lembre-se que as ordens necessitam ser claras e precisas em seu alcance e significado, de modo que o ordenante e o receptor conheçam com exatidão seus efeitos. Ademais, destaca-se que não é adequada a utilização de cláusulas ou escritos, em que o freguês permita ter tomado a iniciativa.