O esquema de chaves ou quadro-Resumo é um tipo de esquema em que se apresenta prioridade ao aspecto gráfico. De um só golpe de vista, adquire-se uma visão gráfica do tema de um conteúdo, cujas idéias foram organizadas e hierarquizadas.
Um quadro-sinopse é uma forma de organizar gráficos e idéias ou textos amplamente utilizados como recursos instrutivos e são determinados como representações visuais que transmitem a suporte lógica do instrumento educativo. São estratégias pra organizar o detalhe nova a estudar, são de muita utilidade no momento em que se trata de resumir em uma maneira esquemática, um enorme tema de conhecimentos. Um quadro-sinopse é uma síntese gráfica que nos permite ordenar os focos a partir dos conceitos mais gerais ou abrcativos até os mais específicos ou particulares.
O quadro-resumo apresenta uma estrutura global e coerente de uma temática e tuas múltiplas relações. Podem ser utilizados como estratégias de ensino, em tão alto grau na aula como nos textos. Esta ferramenta mostra como se organiza um texto e seus elementos principais, permite ver de perto uma representação esquemática de sugestões, o que esclarece a sua percepção e facilita a sabedoria e a lembrança de que as relações entre as ideias.
Exemplo de um quadro-síntese. O superior inconveniente é que se concentra a escrita na porção da direita, tendo que fazer a letra muito pequena, deste modo que o texto está muito comprimido. A maneira de um quadro-sinopse começará a ser configurado por meio do título de toda o detalhe que você deseja organizar, o qual deve ser posto na cota central lateral, fora da vasto chave principal. Posteriormente, as legendas ou subcategorias devem ir posicionando-se segundo o seu nível de hierarquia, fazendo a toda a hora exercício as chaves.
A forma de um quadro-síntese começará a ser configurado pelo título de toda o detalhe que você deseja organizar, o qual precisa ser posicionado na parcela central lateral, fora da enorme chave principal. Posteriormente, as legendas ou subcategorias precisam comparecer posicionando-se segundo o seu grau de hierarquia, fazendo sempre exercício as chaves.
Se lê em profundidade, o texto do qual pretende-se fazer um quadro-sinopse. Documenta (sublinhados) as idéias mais primordiais do texto. Eliminar o material sem necessidade ou secundário. Descartar aquelas frases ou orações que ajudaram a dominar, todavia que podes prescindir delas. Identificar as ideias centrais do texto. Pra essa finalidade, ele utiliza os fundamentos para elaboração de resumos que considere pertinentes.
Remover o instrumento considerável, porém redundante. Remover todas as partes do texto que lhe dão a mesma fato, ainda que se apresente de outra forma. Os sinais de pontuação mais utilizados pra representar essa detalhes são os dois pontos ( : ) e o ponto-e-vírgula ( ; ); também expressões como “em algumas expressões”, “ou seja”, “é manifestar”.
- Anexo:Rua 7 (decimaprimera temporada)
- 13 Propostas justo
- A ALIMENTAÇÃO. (Existe uma diferença entre consumir e alimentar-se)
- 6 O sobrinho do mago
Substituir uma série de materiais, acontecimentos ou eventos por um termo mais geral, que os inclua. Encontrar uma ou muitas frases pra usá-las em vez de uma enumeração de materiais ou sujeitos a um conjunto de circunstâncias ou ações que compartilhem características comuns.
Identificar a oração assunto. Uma oração assunto é aquela em que se expõe o tópico central, a idéia mais considerável de o que é um parágrafo. Pode ser uma introdução, explicar algo ou conceder uma conclusão de uma série de afirmações.