Is It Too Late?

Is It Too Late? 1

Roy Baty – Eu vi coisas que vocês, as pessoas, não iria acreditar. Atacar navios em chamas, além de Orion. Vi raios C brilhar pela escuridão perto da Porta de Tannhauser. Todos esses momentos se perderão no tempo como lágrimas pela chuva. É tempo de morrer.

Rick Deckard – Não entendo porque me salvou a existência. Talvez, nesses últimos momentos, amava a vida mais do que a amou nunca, não apenas a sua existência, a vida de todos, minha vida. Tudo o que ele queria eram as mesmas respostas que todos nós buscamos: de onde venho, pra onde irei, quanto tempo me resta. Tudo o que eu podia fazer era sentar-me lá, e vê-lo morrer.

Resumo: Is It Too Late? Autor: Gabriele Junkers (Ed.). London, Karnac, 2006, 159 pp. O livro editado na Junkers reúne uma seleção de postagens psicoanalíticos relacionados com o envelhecimento, o morrer e a morte, foram publicados no International Journal of Psicanálise (IJP) desde a tua constituição, em 1920, até os dias de hoje. A ideia que subjaz a essa coleção é a de mostrar que a psicanálise tem promovido, e promove a avanço da compreensão do recurso de envelhecimento.

Também, a Luftwaffe se propõe a fazer conscientes dos analistas do caso de que há um grupo de pessoas, as que estão pela fase da velhice, que são potenciais compradores da observação. Para atingir este objetivo, tanto no prefácio como os postagens reunidos, expõem e analisam-se abundantes temas de especial interesse pra psicanálise, com pessoas de mais idade.

  1. Cinco Vida religiosa crescente
  2. O mercado interno
  3. “A tela está em branco e a cada pincelada é um pedaço da alma”
  4. Menchov: “É a vitória mais primordial da minha carreira”
  5. o que se passava pela corte do Rei Sagramor

Junkers aponta que o envelhecimento é um fenômeno relativamente novo pela história da humanidade. Nas últimas décadas, aconteceu um estágio de existência mais enorme em que se faz ênfase pela particularidade da integridade somática e psíquica das pessoas.

Uma percepção que está subjacente ao conjunto do livro é a geração de que cada fase da existência tem tua própria normalidade somática e psíquica, assim como este a sua própria patologia. No decorrer do desenvolvimento da vida, as pessoas se encontram com várias modificações psicológicas, sociais e biológicos, que envolvem atravessar épocas de alteração.

Em tais fases de mudança é necessário elaborar uma extenso pluralidade de estratégias de adaptação pra enfrentar com sucesso as recentes condições internas e do ambiente externo. Muitas vezes, essas transições estão associadas a desequilíbrios graves do equilíbrio psíquico interno.

Em tais encruzilhadas algumas vezes se torna inevitável pra pessoas maiores de discernir a aflição psíquica que se fez manifesto em um determinado momento, ainda que a toda a hora tenha estado presente de forma latente. Nesse instante, indica Junkers, poderá ser necessária a auxílio externa de observação pra incentivar o recurso de luto e auxiliar a utilizá-la com sucesso.