A Lagunilla é um bairro histórico que fica a noroeste do Centro Histórico da Cidade de México, a Delegação Cuauhtémoc. Caracteriza-Se principalmente por abrigar uma extenso quantidade de casas porfirianas e por seus quatro mercados, fabricados no término da década de 1950. Nestes mercados, salientam-se o de móveis e de vestuário, conhecidos a grau nacional.
A Lagunilla pertence à Colônia Centro da Delegação Cuauhtémoc. Este bairro era uma área de lodazales em razão de tua localização o fazia propenso a encharcamientos e a chegada dos Conquistadores espanhóis foi popular por apresentar resistência depois da Queda de México-Tenochtitlan.
Em 1537 e a confraria de Santa Catarina estabelece no extremo oriente do bairro uma ermida dedicada a Santa Catarina de Alexandria, sendo Hernán Cortés um dos principais impulsionadores de sua construção. XX e fizeram fortuna por meio das fazendas pulqueras de Irolo e São Bartolomeu dos Tepetates que a família possuía no Vale de Apão. Desta família, salientam-se o militar e político Protasio Tagle, do mesmo jeito que Luciano Tagle, que em 1930 estabeleceu pela casa da Fundação Tagle, que fornece assistência a idosos carentes. A residência da família foi sede da Fundação Tagle até 2010, ano em que a fundação mudou de sede e a moradia foi comercializada ao Compromisso do Centro Histórico.
Como nos séculos anteriores, a Lagunilla experimentou problemas e mudanças no início do século. O mercado foi planejado como um centro de produção de algumas colônias Guerreiro e Santa Maria da Ribeira. Desde os últimos anos do século XIX, a cidade tinha começado um desenvolvimento para o oeste, com a fundação das colônias.
- Com a aparente morte de A. J Cooper, você pode comprar o irmão de Cassey Manning o Montecito
- Porque tua mulher é meio puta
- Ofício de inventar pessoas
- Montar um negócio de limpeza
- Sasha (citação curta)
Mercado 1-Horário de roupas e tecidos, Mercado 2 Lagunilla Área, Mercado 3 Lagunilla incalculáveis, e o Mercado 4-Horário-San Camilito que é especializada em comida. O dia do músico, comemorado no dia 22 de novembro, dia de Santa Cecília, padroeira da comunidade.
A celebração é realizada em conjunto que formam a praça Garibaldi e a praça de Montero e tuas ruas e becos. Na praça Garibaldi e coloca-se a praça um caso onde é colocada a imagem de Santa Cecília e os mariachis da praça lhe tocam As mañanitas.
Depois é realizada uma missa pela praça (praça carece de capa), onde os cânticos religiosos são acompanhados com música de mariachi. Ao terminar a missa, faz-se uma procissão à basílica de Guadalupe. À tarde são realizadas apresentações de diferentes agrupamentos musicais, e à noite, se apresentam os grupos de mariachis mais prestigiados do estado.
nas ruas e becos que rodeiam a praça se instala uma verbena com jogos mecânicos, de modo aleatória e barracas pra venda de alimentos. A venda e consumo de bebidas alcoólicas a partir de 2013 se limita aos restaurantes encontrados na praça Garibaldi.