A cirurgia robótica ou cirurgia robótica compreende a promoção de cirurgia com o exercício de robôs. É uma técnica com a qual se podem fazer procedimentos cirúrgicos com a mais avançada tecnologia acessível atualmente. O emprego desta tecnologia permite ao cirurgião realizar o procedimento de uma forma mais precisa. Três transformações principais foram, a operação pra controle remoto, a operação invasiva mínima, e a cirurgia, sem intervenção humana.
Entre as diferentes vantagens da cirurgia robótica estão a tua exatidão, a tua miniaturização, incisões pequenos, perdas sanguíneas reduzidas, redução da dor, e tempo de recuperação pequeno. Outras vantagens são a articulação acima de manuseio normal e aumento ergonómico.
O primeiro robô controlador realimentado foi o regulador de ‘Guerra’, inventado em 1788 pelo engenheiro britânico James Watt. Este aparelho constava de duas bolas metálicas ligadas ao eixo do motor de uma máquina de vapor e conectadas com uma válvula que regula o curso de vapor. À medida que aumentava a velocidade da máquina a vapor, as esferas se aproximam do eixo devido à potência centrífuga, com o que fechou a válvula.
- Cópia de segurança de web sites
- o Windows Vista Ultimate
- Chuck Norris pode queimar uma formiga com uma lupa… de noite
- 15 magníficos castelos que você poderá visitar durante estas férias de verão
- 4 Jean-Jacques Rousseau
Isso fazia com que diminuísse o fluxo de vapor da máquina e, sendo assim, a velocidade. O controle por realimentação, o desenvolvimento de ferramentas especializadas e a divisão do serviço em tarefas mais pequenas que possam realizar trabalhadores ou máquinas foram ingredientes interessantes pela automação das fábricas no século XVIII. À medida que melhorava a tecnologia se construíram máquinas especializadas para tarefas como colocar rolhas das garrafas ou derramar borracha líquido em moldes para pneus.
contudo, nenhuma dessas máquinas, tinha a versatilidade do braço humano, e não podia obter equipamentos distantes e colocá-los na localização desejada. O desenvolvimento do braço artificial multiarticulado, ou manipulador, levou ao moderno robô. O inventor norte-americano George Devol construiu, em 1954, um braço primitivo que poderia ser programados pra realizar tarefas específicas.
Em 1975, o engenheiro mecânico norte-americano Victor Scheinman, no momento em que estudava a carreira na Universidade de Stanford, na Califórnia, criou um manipulador multifuncional realmente versátil, conhecido como Braço Manipulador Universal Programável (PUMA, sigla em inglês). Em 1985, o robô PUMA 560 foi utilizado pra englobar uma agulha em uma biópsia cerebral usando como guia um tomógrafo computadorizado. O PUMA era capaz de mover um equipamento e colocá-lo em qualquer direção em um recinto desejado que estivesse ao seu alcance.