Para várias pessoas, “o fim justifica os meios”. Na minha opinião é uma má estratégia, isto é, uma má filosofia de existência. Mas não temam, eu não irei colocar filosófico. Não são poucos aqueles (e aquelas) que diante da circunstância de aspirar emagrecer de cada estratégia lhes vale.
Como dizia, com este esquema, é possível, o conhecimento, em cada caso, entretanto é possível que se consiga uma meteórica perda de calorias. E digo que o entendo por que não há nem sequer um único estudo (nem sequer sério, nem ao menos dos outros) que foram coletados a evidência sobre isto deste sistema como ferramenta destinada para a perda de calorias.
- Um Produtos naturais pra perder peso – A fibra
- Novos e velhos mitos sobre o tabaco
- dois Argentina 2.2.1 Carnaval no Litoral (Corrientes e Entre Rios)
- supino com halteres ou barra)
- 10 Vitamina D
- Alimentos com sorbitol: doces, chicletes, refrigerantes light ou zero
Mas, bem, digamos que está bem, que é desta forma, que o segredo “tem êxito”. Sei que não é a mais querida forma de trabalhar, nem sequer de tomar decisões, mas vamos supor que você perde aquela quantidade de peso respeitável (até 1kg por dia nos dez dias que dura a intervenção nasogástrica) o
Qual é o preço (o metabólico, não o econômico)? Não se sabe, visto que não há estudos (nem sequer graves, nem ao menos dos outros) que avaliem a sua segurança, porém tudo indica que não precisa ser muito melhor. O que venho hoje narrar é que o verdadeiro cerne não está em utilizar qualquer “meio” para atingir esse “término”.
A questão é que o “término” em si mesmo é o errado. Quando se persegue uma perda de peso rápida, aponta pra um propósito falso no tratamento do exagero de peso e obesidade. Isto é, nestas ocorrências, o “fim” não necessita de procurar o numero de quilos que marque a balança, se não em fazer as coisas bem. E desde pois o assunto da sonda nasogástrica está muito longínquo de fazer as coisas bem. O “fim” por esse terreno tem que ser a melhoria dos hábitos alimentares e tua permanência no tempo, melhorar a saúde, os fatores de traço, etc
Com este “fim” no horizonte terá muito mais perspectiva de voltar a este outro propósito, que é o de atingir e preservar um peso certo… e, claro, saudável. Se me ocorrem alguns exemplos, a título de analogia, pôr de manifesto o que eu almejo disseminar. Pois, com o peso parelho, o término não é descer rapidamente os quilos a mais, mas para ter melhores hábitos que, a comprido tempo nos conduzam a um peso mais saudável do que o atual. E como eu comentou, amanhã, a segunda quota com as novidades sobre dieta enteral e parenteral ou de sonda nasogástrica. Nos vemos neste local.